O que é Arquitetura: conceitos, definições e mais!

O que é Arquitetura?

Entenda tudo sobre arquitetura e acabe com suas dúvidas!

Através do tempo, a palavra Arquitetura adquiriu diversas acepções e, ainda hoje, a empregamos com significados diferentes.

Mas o que, de fato, é Arquitetura?

Algo tão complexo como a definição desta palavra não poderia ser explicado sem levar em consideração todos os aspectos os quais ela abrange. Portanto, neste texto, iremos abordar os seguintes tópicos:

  • Definição e conceitos;
  • Obras icônicas da arquitetura brasileira;
  • 5 arquitetos brasileiros de destaque internacional;
  • 5 arquitetos estrangeiros de destaque internacional;
  • O Prêmio Pritzker.

Dito isto, continue a leitura deste post para tirar todas as suas dúvidas e entender, definitivamente, o que é Arquitetura.

Definição e conceitos

A palavra Arquitetura possui muitos significados relacionados a um mesmo tema. 

Em primeiro momento, podemos definir a Arquitetura como uma construção disposta em um espaço qualquer (urbano, rural, ou outro), em que seu processo de formação tenha exigido:

  • a elaboração e planejamento de ideias;
  • desenho e desenvolvimento do projeto; 
  • e, por fim, a execução deste projeto para transformá-lo em uma construção física.

Porém, nem toda construção deve ser considerada Arquitetura.

Para isso, além de serem necessários, ao criador, percepções e conhecimentos avançados em diversos campos do saber, é preciso que, também, haja uma pretensão estética com a obra muito bem definida.

Esse é o conceito básico de Arquitetura, mas há muito mais nessa palavra do que simplesmente uma “construção”. Listamos, a seguir, suas demais definições, tão importantes quanto o que já foi explicado.

Estilo da construção

Chama-se, também, de arquitetura, o estilo arquitetônico no qual as construções foram criadas. 

A forma de projetar e construir edificações e estruturas sofre mudanças ao longo do tempo. Hoje já não fazemos arquitetura como fazíamos no passado. Novos conhecimentos surgem, a tecnologia avança e a arte se transforma, dando origem a construções diferentes através dos anos. 

Curso de nível superior

A Arquitetura é, ainda, um curso de nível superior, bacharelado. O nome do curso, no Brasil, é Arquitetura e Urbanismo. Nele, aprende-se, não apenas sobre construções, mas também sobre o desenvolvimento e planejamento das cidades.

Considerado uma Ciência Social, onde são estudados aspectos da sociedade, o curso em questão aborda assuntos de diferentes áreas. Sua grade curricular inclui disciplinas técnicas, teóricas e práticas.

  • Disciplinas Técnicas: Cálculo Estrutural, Instalações Prediais, Saneamento, Estruturas, etc.
  • Disciplinas Teóricas: História da Arquitetura, História do Urbanismo, História da Arte, Morfologia Urbana, etc.
  • Disciplinas Práticas: Projeto Arquitetônico, Projeto Urbanístico, Projeto Paisagístico, Projeto de Interiores, etc.

Obra de arte

A Arquitetura é considerada uma entre as 7 Belas-Artes  existentes, assim como: a pintura, a escultura, a música, a dança, a literatura e o teatro.

Como toda obra de arte, a Arquitetura tem uma intenção clara, expressa fatos e ideologias e tem a capacidade de despertar sentimentos e emoções.

Dessa forma, nem todo edifício pode ser considerado Arquitetura. Para isso, além de atender aos seus propósitos funcional e técnico, ele deve despertar interesse estético, deve chamar o olhar para si e estimular a contemplação de sua figura. 

Porém, há pontos que diferenciam a Arquitetura das demais belas-artes. 

Para que um edifício seja construído, deve haver a necessidade de sua existência. Ele deve preencher uma lacuna, suprir uma demanda da sociedade. Não há a possibilidade de um edifício ser construído sem ter um propósito previamente definido. 

Ainda, a Arquitetura é uma arte que não pode ser ignorada. Ao contrário do livro que escolhemos não ler, ou da música que preferimos não ouvir, a Arquitetura está nas ruas, no nosso dia-a-dia. Sua exibição é pública e permanente: todos que cruzam seu caminho podem vê-la.

O arquiteto encontrará limitações em suas criações. Sendo uma construção pública e permanente, há um limite do que pode ser criado na arquitetura: leva-se em conta o que convém ser exibido para toda a sociedade.

Além disso, aspectos técnicos e funcionais delimitam as possibilidades de criação do arquiteto em sua obra.

Representação cultural

Quando olhamos para trás e pensamos no antigo Egito, algumas das primeiras imagens que invadem nossos pensamentos é a da grandes pirâmides e da Esfinge de Gizé: duas obras arquitetônicas icônicas, símbolos daquela civilização. 

A arquitetura daquela época tornou possível a descoberta e compreensão de como aquela civilização vivia, no que acreditava, quais tecnologias estavam a seu alcance.

No futuro, caso um estudioso queira saber mais sobre como vivemos agora, em nossa época, encontrará muitas respostas analisando nossas cidades e edificações, pois elas são produto de nossa cultura.

Conceitos por arquitetos e urbanista famosos

Colocamos, abaixo, conceitos e ponderações de arquitetos famosos a respeito da Arquitetura.

Lúcio Costa

Arquitetura é, antes de mais nada, construção, mas construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e visando a determinada intenção.” (COSTA, 1997)

Oscar Niemeyer

Arquitetura é invenção.”    (NIEMEYER, 2002, tradução nossa)

Zaha Hadid

Arquitetura é desnecessariamente difícil. É muito duro.”   (HADID, 2003, tradução nossa)

Renzo Piano

A arquitetura começa com a construção. Arquitetura é a arte de fazer edifícios bons, sólidos e seguros para humanos. A diferença entre um construtor e um arquiteto é que o arquiteto também se preocupa com desejos e sonhos.

(…)

Arquitetura é um trabalho muito perigoso. Se um escritor faz um livro ruim, as pessoas não lêem. Mas se você faz uma arquitetura ruim, você impõe feiura a um lugar por cem anos.”       (PIANO, 2011, tradução nossa)

Bjarke Ingels

Arquitetura é a arte e ciência de garantir que cidades e edifícios realmente se encaixem na forma como queremos viver nossas vidas: o processo de manifestar nossa sociedade em nosso mundo físico.”  (INGELS, 2014, tradução nossa)

Obras icônicas da arquitetura brasileira

Palácio Capanema, Rio de Janeiro

O Edifício Gustavo Capanema, também chamado de Palácio Capanema, é um dos símbolos da arquitetura moderna no Brasil. Ele foi inaugurado em 1943, no Rio de Janeiro, para abrigar o Ministério de Cultura e Saúde no governo de Getúlio Vargas.

Seu projeto foi desenvolvido através da colaboração de vários profissionais, como:

  • arquitetos – Lúcio Costa, Ernani Vasconcellos,Carlos Leão, Oscar Niemeyer, Afonso Eduardo Reidy e Jorge Machado Moreira
  • paisagista – Roberto Burle Marx
  • artistas – Cândido Portinari, Bruno Giorgi, Alberto Guignard, entre outros

Ainda, contou com a consultoria do arquiteto franco-suiço Le Corbusier.

A construção conta com diversos elementos utilizados na arquitetura moderna, como pilotis, cortinas de vidro e brise-soleil.

Palácio da Alvorada, Brasília

O Palácio da Alvorada foi construído no início da década de 1950, no governo de Juscelino Kubitschek, para servir de residência para o Presidente da República na nova capital do país.

Foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e decorado com móveis e obras de Mies Van der Rohe, Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, e outros. 

Se tornou um dos ícones da arquitetura moderna brasileira.

Museu de Arte de São Paulo (MASP), São Paulo

Projetada pela arquiteta Lina Bo Bardi, a atual sede do MASP levou 10 anos para ser construída e foi inaugurada em 1968.

A edificação, símbolo da arquitetura brutalista brasileira, é composta de um pavilhão subterrâneo e outro suspenso a 8 metros de altura, com quatro pilares laterais e impressionante vão livre de 74 metros.

5 arquitetos brasileiros de destaque internacional

Lúcio Costa

(1902-1998)

Lúcio Costa  foi um dos principais nomes da Arquitetura Moderna brasileira. 

Ele se formou em 1924 e iniciou sua carreira projetando edificações neoclássicas e neocoloniais; aderindo, após curto tempo, ao Movimento Moderno.

Ele foi arquiteto, urbanista e professor universitário e ficou mundialmente conhecido pela criação do Plano Piloto de Brasília.

Oscar Niemeyer 

(1907-2012)

Oscar Niemeyer é um dos arquitetos brasileiros que receberam maior destaque tanto nacionalmente quanto internacionalmente.

Sua forma de projetar utilizando as linhas curvas dão uma identidade muito característica às suas obras. 

Niemeyer participou da construção de Brasília, projetando os edifícios cívicos da capital; da Sede das Nações Unidas, em Nova York; do Palácio Capanema, símbolo do início da Arquitetura Moderna no Brasil; e muitos outros projetos de destaque internacional.

Em 1988, ele recebeu o Prêmio Pritzker, maior honra concedida a arquitetos no mundo inteiro.

Ele foi um dos grandes nomes do Movimento Moderno brasileiro.

Lina Bo Bardi  

(1914-1992)

Lina Bo Bardi foi uma das principais representantes da Arquitetura Moderna e Brutalista do país.

Ela nasceu em Roma, em 1914, e mudou-se para o Brasil em 1946. Aqui, conseguiu desenvolver livremente suas ideias a respeito da arquitetura.

Estabeleceu moradia em São Paulo, onde se encontram suas principais obras, como: o Sesc Pompéia, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) e a Casa de Vidro.

Vilanova Artigas

(1915-1985)

João Batista Vilanova Artigas nasceu em Curitiba e se formou em arquitetura pela Universidade de São Paulo (USP). 

Ele foi um dos fundadores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, que logo se tornou referência no ensino de arquitetura moderna no país.

Vilanova Artigas foi um dos grandes nomes da Arquitetura Moderna e Brutalista brasileira.

Zanine Caldas

(1919-2001)

José Zanine Caldas nasceu na cidade de Belmonte, na Bahia. Ao longo de sua carreira, trabalhou como maquetista, designer, arquiteto e paisagista.

Apesar de não ter estudado em uma escola de arquitetura, trabalhou como maquetista, durante muitos anos, com grandes arquitetos de sua época, tendo a oportunidade de aprender o ofício com eles.

Mais tarde, após ganhar fama internacional, recebeu diploma de Arquiteto Honoris Causa pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Seu trabalho era formado através do diferenciado uso da madeira, bem como do aproveitamento de materiais.

5 arquitetos estrangeiros de destaque internacional

Mies van der Rohe

(1886-1969)

Ludwig Mies van der Rohe foi um arquiteto germano-americano que se tornou um dos mais importantes arquitetos do século XX.

Ele trabalhou como professor e diretor na escola de arte Bauhaus e foi um grande representante do Movimento Moderno mundial, sendo, também, um dos criadores do international style.

Mies decidiu deixar a Alemanha em 1933, durante o governo nazista, e encontrou, nos Estados Unidos, a oportunidade de continuar a desenvolver sua carreira.

Ele foi o criador das frases mundialmente famosas: “Menos é mais.” e “Deus está nos detalhes.”. 

Algumas de suas obras de maior destaque são: o Pavilhão Alemão da Exposição Internacional de Barcelona; a Vila Tugendhat, na República Checa; e a Casa Edith Farnsworth, em Illinois, nos Estados Unidos.

Le Corbusier

(1887-1965)

Le Corbusier é o pseudônimo assumido por Charles-Edouard Jeanneret-Gris, um arquiteto franco-suiço que é considerado um dos maiores nomes da arquitetura do século XX.

Grande impulsionador do Movimento Moderno, Le Corbusier serviu de inspiração para diversos arquitetos do mundo inteiro, inclusive os brasileiros Oscar Niemeyer e Lúcio Costa.

Além de arquiteto, Le Corbusier foi, também, urbanista, pintor e escultor.

Algumas de suas principais obras são: a Notre-Dame du Haut, a Villa Savoye e a Villa Roche, todas na França.

Renzo Piano

(1937)

Renzo Piano é um arquiteto italiano de grande relevância internacional e um dos maiores representantes da arquitetura high-tech.

Sua forma de projetar não possui uma característica própria, o que torna suas obras únicas e sem uma marca visível do traço do arquiteto.

Ganhador do Prêmio Pritzker de 1998, Renzo Piano é o criador de obras de grande destaque, como o Centro Pompidou, em Paris, e o arranha-céu Shard London Bridge, em Londres.

Zaha Hadid

(1950-2016)

Maior figura feminina da arquitetura mundial, Zaha Hadid foi uma arquiteta iraquiana-britânica que conquistou diversos prêmios internacionais, inclusive o Prêmio Pritzker de arquitetura.

No início de sua carreira, trabalhou com Rem Koolhas, no Office for Metropolitan Architecture (OMA) e, posteriormente, fundou seu próprio escritório, onde trabalhou até seu falecimento.

Sua forma de projetar seguia o desconstrutivismo, e algumas de suas principais obras são: o Museo Nazionale delle arti del XXI secolo, em Roma; o Centro Heydar Aliyev, em Baku, Azerbaijão; e o Centro Aquático de Londres, na Inglaterra.

Bjarke Ingels

(1974)

Fundador e sócio do escritório Bjarke Ingels Group (BIG), Bjarke Ingels é um arquiteto dinamarquês que vem sendo aclamado por encontrar soluções sustentáveis em seus projetos.

Ele ganhou destaque em sua carreira ainda jovem e recebeu diversos prêmios internacionais.

Algumas de suas principais obras são o Mountain Dwellings, o 8 House e o VM Houses, todos em Copenhagen, na Dinamarca.

Prêmio Pritzker de Arquitetura

Criado em 1979 por Jay e Cindy Pritzker, da Fundação Hyatt, o Pritzker Architecture Prize – Prêmio Pritzker – é o maior prêmio de arquitetura do mundo. 

Segundo seu site oficial, o prêmio foi criado para honrar arquitetos que “demonstram a combinação de talento, visão e comprometimento, que tenham produzido contribuições consistentes e significativas para a humanidade e para o ambiente construído através da arte da arquitetura” (tradução própria).

O chamado “Nobel da Arquitetura” já foi recebido por dois arquitetos brasileiros: Oscar Niemeyer, em 1988, e Paulo Mendes da Rocha, em 2006.

A premiação ocorre anualmente e sua localização muda de ano para ano.

Como você pode ver, Arquitetura é uma palavra que traz diferentes significados e que possui diversos representantes. Espero ter conseguido explicar tudo da melhor forma possível e ter respondido seus questionamentos.

Você gostou desse artigo? Tem alguma sugestão ou dúvida para a gente? 

Deixe comentários para que possamos te ajudar e manter o blog atualizado e com conteúdos interessantes para você. 

Até a próxima!

Bibliografia

COSTA, Lúcio. Registro de uma vivência. Empresa das Artes, São Paulo, 1997.

NIEMEYER, Oscar. Speculating in concrete. [31 de dezembro, 2002]. Newsweek. Entrevista concedida a Mac Margolis. Disponível em: https://www.newsweek.com/speculating-concrete-141467?utm_medium=website&utm. Acesso em: 24 ago. 2020.

HADID, Zaha. Master builder. [3 de fevereiro, 2003]. The Guardian. Entrevista concedida a Simon Hattenstone. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2003/feb/03/architecture.artsfeatures?utm_medium=website&utm. Acesso em: 24 ago. 2020.

PIANO, Renzo. 10 questions for Renzo Piano. [4 de julho, 2011]. Time. Entrevista concedida a Belinda Luscombe. Disponível em: http://content.time.com/time/magazine/article/0,9171,2079576,00.html?utm_medium=website&utm. Acesso em: 24 ago. 2020.

INGELS, Bjarke. AD Brasil entrevista: Bjarke Ingels / BIG. [19 de fevereiro, 2014] ArchDaily Brasil. Entrevista concedida a Romullo Baratto. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/01-178048/ad-brasil-entrevista-bjarke-ingels-slash-big. Acesso e: 24 ago. 2020.

COLIN, Silvio. Uma introdução à arquitetura. UAPÊ, Rio de Janeiro, 2000.

PRITZKER. About the Pritzker Prize. Disponível em: https://www.pritzkerprize.com/about. Acesso em: 24 ago 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *